quarta-feira, 29 de abril de 2009

Experiência 40


A palavra tolerância, provém da palavra Tolerare que significa etimologicamente sofrer ou suportar pacientemente. O conceito tolerância radica numa aceitação assimétrica de poder:

a) Tolera-se aquilo que se apresenta como distinto da maneira de agir, pensar e sentir de quem tolera;

b) Quem tolera está, em princípio numa posição de superioridade em relação aquele que é tolerado. Neste sentido pode ou não tolerar.

A tolerância pressupõe sempre um padrão de referência, as margens de tolerância e aquilo que se assume como intolerável.

A tolerância pode surgir como a simples aceitação das diferenças entre aquele que tolera e o tolerado, ou como a disponibilidade do primeiro para integrar ou assimilar o segundo.

Num certo Núcleo de um certo clube numa aldeia perto de si... Temos a personificação dessa tal dita tolerância no gerente do referido núcleo... Em 2 horas apenas:

Atendeu 36 pedidos,
Aturou, literalmente, um rapazito que às 13:00 já conhecia toda a Bagdad que é como quem diz, estava podre de "bezano",
Foi levar a neta à explicação e voltou,
"Deixou" que entrassem no núcleo 2 tipos duvidosos: um meio avermelhado e o outro meio azulado... não sei se o primeiro não teria também bebido demais e o segundo levado porrada mas, entraram e foram prontamente servidos,
Teve de acalmar os ânimos de um casal de namorados que se chateou entretanto,
Acordou por 4 vezes um dos clientes porque "ajeitava" o sono no ombro vizinho,
Acabou por de pedir metade da conta que esperava pagar...

Obrigada Oh Ramalho, são pessoas como o senhor que vão escasseando... e isso deixa-me triste mas, far-me-á voltar... pode ser já amanhã??????

2 sakês:

V. disse...

E quando a tolerância deixa de ser tolerância para ser apenas impassividade e conformismo? Resignação?

Luke Skywalker disse...

Passa a ser estupidez?????? Digo eu!!!!!!!


Blog Design by ThunderDrum. Based on a Blogger Template by Isnaini Dot Com and Gold Mining Companies. Powered by Blogger