domingo, 12 de agosto de 2007

Rubrica "Ronda das Tascas"

Cenas que me irritam (1) , autoria e contribuição de Catarina, www.sexyforeignwoman.com

Achei por bem começar com a cena que mais me irrita numa pessoa: Arrogância. Não há coisa que me tire mais do sério do que uma pessoa arrogante. Estou no país certo, sem dúvida…

Há uma linha muito ténue, pelo menos para mim, entre uma pessoa confiante e uma pessoa arrogante. Pessoas que acho arrogantes outras acham que é apenas uma demonstração de auto confiança.

Vejamos um exemplo (talvez um pouco exagerado, admito):

Um atleta antes de uma competição diz para ele mesmo, para o treinador, para os amigos: "Eu sou melhor que eles. Eu vou vencê-los. Eu consigo.", como que a mentalizar-se que vai conseguir. E depois da corrida diz: "Não foi fácil, muito trabalho, a concorrência foi forte, mas consegui, sou o melhor e estou feliz. Parabéns aos restantes atletas." Isto é confiança (inclui respeito pelo próximo).

Agora um atleta que diz a quem o quiser ouvir: "Vai ser fácil, eu sou bom, já ‘tou farto de vencer isto, eles são bons mas eu sou melhor." E depois de vencer diz: "Ah e tal, já ‘tou habituado, não é surpresa nenhuma, sou o maior, nao tiveram hipotese…" Bazuca! Rajada de metralhadora!

Lamento, mas um bocadinho de humildade nunca fez mal a ninguém! E irrita-me ainda mais os arrogantes que são tão arrogantes que nem se dão ao trabalho de disfarçar!
A história da autoconfiança… Bom, ja me apercebi que muitos arrogantes têm índices de auto-estima mínimos. Usam a arrogância como uma defesa. E isso não só os faz arrogantes, como também hipócritas.

A arrogância também é uma das características de uma pessoa que mais salta à vista. Uns minutinhos a falar com um arrogante, e vê-se logo. É nessa altura que arranjo uma desculpa qualquer e vou dar uma volta. E a partir do momento em que acho uma pessoa arrogante logo ao primeiro contacto, não há grande volta a dar.

É claro que todos somos um bocadinho arrogantes, de vez em quando. Somos humanos. Mas há pessoas que fazem disso um modo de vida e essas não suporto.

Eu própria tenho momentos de arrogância. Talvez o esteja a ser neste momento, para algumas pessoas, mas o tipo de arrogância de que estou a falar é aquela que diminui os outros. Para mim a grande diferença é diminuir os outros gratuitamente. Uma coisa é não ligar a ataques pessoais, ignorar por se achar acima desse tipo de comportamentos, outra é partir do princípio que se é melhor que todos os outros e que se está a marimbar para opiniões alheias. Uma coisa é ter orgulho no seu país e na sua nacionalidade. Outra é pensar que todos os outros são piores e inferiores.

Enfim, irrita-me. As opiniões divergem e como há coisas que me irritam a mim e não aos outros tal como o som dum corta unhas, há outras que me passam ao lado e são insuportáveis para os outros, como unhas a arranhar um quadro…


Nota: Este post descreve as opiniões da autora com o objectivo de aliviar tensões. Os restantes contribuintes deste blog não são, de todo, responsáveis pelas baboseiras que para aqui escrevo. E para que nao haja dúvidas é melhor pôr esta nota em todos os posts ☺

Agradeço à Thunderlady pelos acentos, antes que me irritasse ainda mais por andar à procura de códigos.

1 sakês:

V. disse...

Sabes, já li isto na versão mais "crua" e nesta, coloquei os acentos...

E também já te falei sobre este "problema".

Ontem, a falar com o Rui, lembrei-me disto que escreveste por uma coisa curiosa. Conheço bem uma pessoa (conheço mesmo) e sei que de arrogante não tem nada. É uma pessoa pura, tem o seu feitiozinho mas arrogante não é adjectivo para essa pessoa. No entanto, e não exactamente nos termos que aqui descreves (que eu conheço) essa pesoa é considerada arrogante por quem mal a conhece. Sei que sim e é fácil acharem isso: pelo modo como fala, pelo modo como é uma pessoa orgulhosa.

No teu caso e em relação a este assunto só posso dizer para teres calma e fazeres orelhas moucas.

Bjokas


Blog Design by ThunderDrum. Based on a Blogger Template by Isnaini Dot Com and Gold Mining Companies. Powered by Blogger