quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Experiência 15


Gaia, Géia ou Gê era a deusa da Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora. Segundo Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.

Tal como Caos, Gaia parece possuir uma natureza forte, pois gera sozinha, Urano, Pontos e as Montanhas. Hesíodo sugere que ela tenha gerado Urano com o desejo de se unir a alguém semelhante a si mesma em natureza. Isso porque Gaia personifica a base onde se sustentam todas as coisas, e Urano é então o abrigo dos deuses "bem-aventurados".

Gaia, como o amor, a amizade entre outros sentimentos mais ou menos humanos é uma hipótese, não os vemos, não os conseguimos transformar em algo palpável mas, diz a maioria que os sentimos...

Quando é que então sabemos que o que sentimos é a tal força geradora de algo maior do que nós ou apenas estivemos enganados?

Quando é que então sabemos se estamos certos ou errados em darmos uma outra hipótese a nós, aos outros ou sequer às coisas que nos vão ocorrendo no dia a dia e as pessoas nos dizem ser verdade?

Quando acreditar?
Quando não acreditar?
Quando esperar?
Quando seguir em frente?
Quando... ... ...

1 sakês:

Ana Oliveira disse...

Acredita-se hoje que Gaia pode ser o nome cientifico dado à teoria da Terra como ser vivo.Gaia pode ser num movimento filosófico mais ou menos a mesma coisa feita de ideias.
Para mim é certamente o espírito da Terra, englobando todas estas coisas...e todos os pensamentos, sentimentos, emoções...Somos sempre força geradora, mesmo que o que geramos não seja maior do que nós, reflecte o que somos em dado momento...crer ou não crer não é a questão...seguir sim!!Sempre!! Em frente, porque ninguém segue para trás e parar é negar a própria essencia de estar vivo!


Blog Design by ThunderDrum. Based on a Blogger Template by Isnaini Dot Com and Gold Mining Companies. Powered by Blogger