terça-feira, 10 de junho de 2008

Em Fogo 20 - O Corpo

O que é o corpo? Será uma metáfora para a Vida? Um sopro cruel que se esfuma perante os nossos olhos com a degradação da pele? Existe sempre a esperança de encontrar a beleza, o arrojo, a sensualidade num corpo diferente.


Qual é a hipocrisia que não nos permite olhar para o nosso corpo como ele é e, em certos casos, apenas nos guiarmos pela ideia do que deve ser? Por outro lado, um corpo não tem apenas que nos fazer mover, pode dar-nos alegria e prazer. Porque será que temos tendência para inferiorizar o nosso próprio prazer, baseado numa ideia castradora de espiritualidade? Se alguém nos deu um corpo, temos de aproveitá-lo, conhecê-lo. senti-lo e retirar dele o máximo prazer possivel.


Actualmente, o Mundo rege-se por patamares de beleza circunscritos a um modelo fixo de corpo, a uma ideia de beleza maquilhada e falsa, a uma coincidência com a hipocrisia da sociedade onde se torna mais belo, aquele que aparenta uma beleza exterior sublime e imaculada. Porque são todos os outros diferentes?


O que leva centenas de pessoas a aderir a um ginásio 2/3 meses antes do inicio da epoca balnear? Medo do que os outros possam dizer ao olhar para essas pessoas? Hipocrisia apenas porque durante 3 meses por ano se pode andar com menos roupa? Ideias reprimidas e sonhos loucos de quem não sabe aproveitar a Vida e pensa que exercicio fisico apenas serve para estar em forma para a praia...


Agora reflectindo um pouco, porque não associar o ideal de uma vida completa a um corpo coerente? E porque esse corpo, envelhecido, não pode ser considerado sensual nos dias de hoje? Será que a ditadura das imagens e a hipocrisia do parece bem nos turvará o espírito?


Um corpo envelhecido pode ser belo, já que a beleza não se encontra apenas na firmeza dos objectos mas numa total completitude do ser, uma dialética entre o ser e a alma.

Carpe Diem.

1 sakês:

Anónimo disse...

Um corpo envelhecido, só o é, se os teus olhos o virem como tal... Não será?


Blog Design by ThunderDrum. Based on a Blogger Template by Isnaini Dot Com and Gold Mining Companies. Powered by Blogger